quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A internet está um caos!

Após as reivindicações contra os projetos SOPA e PIPA que ocorreram ontem, dia 18, eu poderia esperar qualquer coisa, qualquer notícia, menos essa que apareceu logo após minha saída do monitor na tarde de hoje, dia 19: "Megaupload é tirado do ar".
A 'bomba' não chocou só à mim, mas à muitas (ao mundo todo) outras pessoas que, como eu, eram usuárias constantes desse que,  sem exageros, é o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo. Segundo a imprensa, o site foi desativado devido à prejuízos de mais de US$ 500 milhões a detentores de direitos autorais por causa da pirataria de filmes ou qualquer outro produto ligado ao entretenimento. O fundador e outros funcionários estão sendo processados por pirataria.
É uma grande "coincidência" que o site mais usado para a hospedar arquivos tenha sido tirado do ar logo após o blackout de sites contra os projetos que tramitam na Câmara e no Senado estadunidense. Seria uma forma de mostrar quem é que manda? Bem, o que sei é que se o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act) forem aprovados, a internet, tal como conhecemos hoje, pode deixar de existir. Os dois projetos antipirataria, que são bastante semelhantes, funcionariam da seguinte maneira:
Muitos sites não oficiais (que são, na maioria das vezes, um meio de divulgação gratuita para um certo produto) iriam à falência (inclusive este inocente blog) apenas por colocar uma imagem para ilustrar uma review sem antes pedir autorização. Isso por acaso não afetaria nossa liberdade? Será que os governantes não se usariam do Protect IP para fechar qualquer rede social em que seus usuários estejam planejando tirá-los do poder? Creio que se esses projetos forem aprovados estaremos dando um grande passo para uma nova ditadura.
Google, Tumblr, Wikipédia, entre outros, deixarão de existir se esses projetos forem aprovados. O que será de nós, pobres otakus, sem nossos episódios? Sem nossos scans? Admito que baixo muitos arquivos, mas é por simples falta de opção, pois nem sempre os títulos que eu quero ler se encontram disponíveis no Brasil. Talvez essa pirataria tremenda não existisse se os impostos sobre certos produtos fossem diminuídos.
Eu, como qualquer outro consumidor, prefiro obter um produto original, mas às vezes sou impedida pelas altas tarifas. Muitos gamers, por exemplo, já sofreram (ou ainda sofrem) pelos impostos abusivos sobre jogos. E era aí que muitos se perguntavam: porque comprar um jogo na loja se posso, pelo mesmo valor, comprar dez ou até vinte discos na calçada? Pelo menos para eles o final foi feliz, já que aprovaram uma lei de redução de impostos para jogos. Mas e para as pessoas que querem comprar um DVD de Harry Potter? Será que terei sempre que esperar um ou dois anos para poder comprar um?
O engraçado é que podemos ser presos ou até ter nossos blogs/sites fechados se esses projetos forem aprovados. Imagine só ser punido sem julgamento, perder sua liberdade de expressão ou até ter sua privacidade invadida. É isso!
Arte feita por Kanai Shinobu.

Em breve voltaremos com nossa programação normal!

5 comentários:

Lucas Loureiro disse...

Oi, bom dia Raio.
Ontem caiu a net, por isso que eu "dormi". Continuando...eu gostaria da sua permissão para postar esta sua postagem no meu blog, ele está muito bem feito, e eu, particularmente, não conseguiria explicar tão bem.

Espero sua resposta e obrigado.

Mariana Alves disse...

Ta uma confusão mesmo. Tem um monte de links dos fansubs que estavam hospedados no megaupload, não vou poder ver meus doramas :(

Raio disse...

Lucas, permito sim, mas dê os devidos créditos, ok?

Ah, Mari, nem me fale... Muita coisa aqui do blog estava hospedada no Megaupload. Imagina upar tudo novamente... O.O

Bjus!

Erenildo エレニルド disse...

falou tudo em poucas linhas, parabéns os downloads do meu blog praticamente já eram com esse golpe de ontem, mais continuarei com meu blog até ontem a liberdade de expressão for permitida, estamos caminhando para uma ditadura e pior nem é dentro de nosso próprio país e sim de um governo que acha que é o dono do mundo, só teremos a lamentar.

Raio disse...

Agora é só esperar alguma providência ser tomada, já que o Megaupload pode voltar. Talvez nossos arquivos ainda possam ser salvos! O problema é que, como o megaupload, existem vários sites em que se hospedam arquivos 'proibidos'. Imagina se inventam de fechar o 4shared, o Mediafire... T.T