quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Análise - Amnesia: Memories [PSVita e Steam]

Cá estou aqui novamente e a análise de hoje está centrada em um jogo recém lançado no ocidente. Não gosto muito de jogos, devo confessar, mas esse me chamou a atenção. Ademais, espero que essa review não soe cansativa. Vamos lá?
Alguns anos atrás tentei jogar o jogo para PSP da série Starry Sky, que na época um grupo de fãs havia traduzido. Na verdade nem tinha conseguido terminar a série animada de Starry Sky direito, então baixei mais na busca por substituir o vazio deixado por Uta no Prince Sama. Porém, não consegui finalizar o jogo, pois meu inglês era péssimo na época e também, admito, não gostei tanto assim da história.
Atualmente me vi super afim de jogar um dating game, porém esbarrei-me na questão da tradução. Existem bons jogos do gênero para download, mas a maioria não vem nem sequer com a opção de inglês, tendo apenas o japonês. Esses jogos trabalham com muitos diálogos, então acabou se tornando inviável para mim a possibilidade de até mesmo pensar em jogá-los.
Dentre os mais famosos visual novel/dating game podemos elencar Uta no Prince Sama, Brothers Conflict, Hiiro no Kakera, Amnesia, Diabolik Lovers e Starry Sky. Todos eles, inclusive, já ganharam uma adaptação para anime, alguns até com direito a mais de uma temporada. Dentre esses títulos, escolhi um dos mais recentes: Amnesia: Memories, título esse que já foi adaptado para anime pelo estúdio Brain's Base. O jogo chegou no ocidente (ou seja, foi traduzido para o inglês), e foi lançado no dia 26 de agosto de 2015.
Amnesia tem em sua peculiaridade vários mundos. A história começa com a protagonista sendo acordada por um "espírito" chamado Orion. O pequeno fala que agora está ligado à garota e que, por conta disso, a ajudará na missão de descobrir a qual mundo ela pertence, tendo em vista que ocorreu um acidente entre as dimensões, a garota perdeu as lembranças e nenhum dos dois sabe de qual dimensão ela veio. É meio complicado de compreender no início, mas o que o jogo quer é simplesmente que você comece uma nova história tendo Orion como "guia". Deu para entender o porque do título, né?
Em Amnesia: Memories, logo de cara a protagonista tem a opção de escolher para qual das dimensões/mundos deseja ir. Essa é uma escolha importantíssima, pois a mesma desencadeia uma mudança drástica na vida da personagem: em cada mundo a protagonista vive uma vida diferente, com leves ressalvas. Não preciso dizer que em cada mundo ela tem novas relações amorosas, tem que enfrentar algumas situações constrangedoras, enfim... São alternativas diferentes, onde a jogadora deve se relacionar sempre com os mesmos personagens, porém de forma diferente. É uma loucura!
São ao todo quatro mundos iniciais, cada um representado por um naipe do baralho (copas, espadas, paus e ouros) e mais um outro mundo que é desbloqueado após a conclusão dos outros quatro. O quinto mundo é bem importante no jogo, pois é em seu desenrolar que os mistérios dos quatro outros mundos serão compreendidos.
De acordo com o site Próximo Nível, "[...] temos 5 routes diferentes, com um final bom, um ou mais finais normais dependendo da route escolhida e pelo menos um final mau para cada uma, o que no total dá 20 finais diferentes". É importante saber que cada escolha feita no jogo te leva a um determinada tipo de final. A dica para desvendar os mistérios é sempre se manter perto do seu pretendente. Em cada mundo você tem um pretendente, e você só pode ter relacionamento com o mesmo. "Ah, mas tô no mundo do Shin, mas gosto mais do Toma. O que eu faço?". Primeiro: acorde para a vida, ele não presta. Segundo: vá para o mundo dele e seja infeliz (ou feliz, quem sabe).
NOOOOOOOOOOOO.
Sobre a primeira dimensão, escolhi a Heart World (ou Mundo de Copas, como preferirem). Sou super apaixonada pelo Shin desde o anime, mas devo confessar que ele é bem grosseiro e mentiroso às vezes. Na verdade, cada personagem tem um defeito bem chatinho, e o dele é esse. Nesse mundo caímos dentro de um mistério que envolve a nossa tentativa de homicídio. É, alguém tentou matar a minha personagem e todos são suspeitos, principalmente Shin, que "colabora" com nossas investigações mentindo. É, ele mente muito. Porém, Shin, apesar dos pesares é um fofo. Acreditem, é o melhor pretendente ever (hahaha).
Meu final com ele.
Minha segunda dimensão eleita foi a de paus (Clover World). Ainda estou jogando-a, então ainda não posso dar um parecer definitivo, mas estou gostando cada vez mais da personalidade do Kent. Ele é meio estudioso e indeciso demais, deixando de sair para ficar em casa estudando... Super apoio. De início ele parece chato, mas dependendo de suas escolhas, ele vai abrindo o seu coração. Não há um mistério policial nesse mundo (pelo menos até agora), apenas um susto com Ukyo tentando nos matar, o que é normal.

Pontos positivos:
O jogo tem um design muito bonito. É interessante ver como os personagens movem os olhos, a boca e as mãos. Também gostei dos vários locais que podemos visitar e também das variações na história. Também gostei dos vários finais possíveis... <3 Fora isso, ainda podemos jogar mini-games divertidos.
Pontos negativos:
A jogabilidade deixa a desejar. Não somos tão livres para fazermos nossas escolhas. Acho que preferiria a interação entre todos os personagens no mesmo mundo e a nossa livre escolha, conforme o desenrolar da história, de com quem vamos ficar. Aliás, o Orion é bem chatinho, devo ressaltar. A cada passo que damos lá está ele com seus comentários infinitos, o que pode deixar o jogo entediante.
É um jogo diferente dos jogos convencionais. Você tem que prestar atenção na história e se ligar nos diálogos, pois cada fala é importante. Particularmente estou gostando do jogo mais pela questão da dublagem (japonês) e da legenda (em inglês). Gosto de sair um pouco da minha zona de conforto.
O jogo pode ser comprado em sua versão virtual (não sei se sairá a versão física), e  mesmo pode ser crackeado. Quanto a isso, se alguém de vocês baixar e tiver com problema ao salvar o jogo é só pedir um help que ajudarei.

Até próxima semana.

Um comentário:

Lari chan disse...

Olá, recentemente baixei o jogo crackeado,claro, porém estou tendo problemas em salvar....então, tem como me ajudar??