sexta-feira, 29 de abril de 2016

Drama: The Secret Message [Recomendação]

Mais um post na área, e dessa vez, como dizia o É o Tchan, vim trazer uma mistura entre Japão e Coréia do Sul (ou seria do Brasil e do Egito?). Quem acompanha esse blog há um bom tempo já deve saber que assisto dramas coreanos (novelas) e que sou apaixonada por algumas bandas daquele país. Bem, resolvi quebrar esse breve hiatus com uma recomendação de drama, pois, para ser sincera, variar é preciso.
O drama que resolvi trabalhar hoje foi lançado em 2015 e, na verdade, não é bem um drama, pois possui um formato diferenciado, podendo ser definido como mini-drama ou web-drama. Basicamente é uma novela que, devido a sua curta duração (15 minutos por episódio), foi feita para ser assistida em intervalos breves e em diversos dispositivos (que tenham acesso a internet, claro). Seria uma novela para aqueles que vivem com o tempo contado. A praticidade pode ser notada por aqueles que, num quarto de hora que param para se distrair, podem assistir um episódio enquanto tomam um café. O único problema que vejo é a duração, pois existem mini-dramas que mereciam mais episódios.
The Secret Message, ou apenas Secret Message, é um mini-drama que conta a história de um coreano e de uma japonesa que se conhecem através de um aplicativo de mensagens e que vão aos poucos construindo uma amizade que pode ou não se transformar em amor. O drama é patrocinado pelo aplicativo Line ("rival" do WhatsApp) e traz duas estrelas principais, uma japonesa (Ueno Juri) e uma coreana (T.O.P, do Big Bang), ambos muito populares na Ásia.
Além ter no elenco duas estrelas asiáticas, outro fator interessante, e até hoje inédito para mim, é a interação entre o idioma japonês e o coreano. Ambos são falados no drama, o que torna ainda mais interessante o relacionamento entre os protagonistas, pois eles só conseguem se entender graças ao tradutor do aplicativo. A conexão entre o Japão e a Coreia do Sul também é apresentada por conta da viagem dos protagonistas. A personagem de Ueno Juri, Haruka, está na Coreia, enquanto o personagem de T.O.P, Woo-Hyun, está no Japão filmando uma espécie de documentário sobre o amor.
Sinopse: Haruka não podia imaginar que naquela noite a sua mensagem para o seu antigo amor seria finalmente respondida. Separados pela distância, mas conectados pela troca de mensagens, Haruka e Woo-Hyun vão mutuamente ajudando na cicatrização de antigas e profundas feridas.
Um dos ingredientes desse mini-drama é o fato dele conseguir dialogar com os vários tipos de amor. [SPOILER] Woo-Hyun e Haruka passaram por dolorosas experiências amorosas, e ambos ainda estão procurando entender o amor. Uma das minhas cenas favoritas entre as várias conversas dos dois protagonistas é quando eles utilizam emoticons. O fato de estarem distantes, falarem idiomas diferentes, e ao mesmo tempo estarem tão sincronizados, utilizando imagens para transmitir seus conturbados sentimentos, me fez sentir diversos tipos de sensações.
Os relacionamentos atuais são brilhantemente retratados nesse drama, que utiliza as conversas através de mensagens instantâneas para mostrar como é o amor atualmente. Tudo está mudando tão rapidamente, que às vezes as novelas esquecem e continuam a retratar as conversas através de telefone ou por e-mail, o que ainda existe, claro, mas ao mesmo tempo não deixa de ser obsoleto.
Fora a atuação dos dois, a delicadeza do roteiro, a fotografia, ainda temos a trilha sonora, que conta com uma canção na voz do T.O.P (apesar dele ser rapper, amo quando ele canta). Em suma: The Secret Message é uma experiência rápida, mas que vale muito a pena.

É isso.

Um comentário:

Lina disse...

Parece ser bem interessante esse drama... Eu nunca assisi esse tipo de novela mas me chamou mt atenção do fato da história ser bem bonitinha hehe.